quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Era Glacial - Estamos no meio de uma?



Em torno de um milhão de anos atrás, a temperatura da Terra sofreu uma enorme queda. Em razão disto não houve calor suficiente, durante o verão, para derreter a camada de gelo que costumeiramente se formavam nas grandes altitudes durante o inverno.

Diante desse fenômeno, as geleiras, aos poucos, soltaram-se das montanhas, fato que originou um grande desgaste nas rochas enquanto carregavam a argila por muitos quilômetros. Por fim, uma enorme área da região norte da Europa foi coberta por uma espessa camada de gelo.

Este acontecimento foi o marco inicial do Período Glacial (Era Glacial ou Idade do Gelo). O mundo todo foi afetado por este fenômeno, desde o continente europeu até as regiões centrais.Os únicos seres que conseguiram sobreviver a este período foram os animais com maior quantidade pêlos, como por exemplo, o rinoceronte lanoso, os primitivos antílopes e alguns mamutes.Ainda hoje, é possível encontrar parte das calotas glaciais deste período. As que estão em grande parte da Groelândia são um exemplo disto.

No total ocorreram quatro glaciações durante o Período Glacial. Na passagem de uma para outra, ocorreram períodos mais quentes, época em que o gelo era derretido, formando lagos nos vales.
A comprovação da existência desses períodos foi feita por geólogos através de longo tempo pesquisando as rochas e fósseis. Entretanto, ainda não se descobriu a razão que levou a resfriamento da crosta terrestre. Há cientistas que acreditam que estamos entre um desses períodos quentes, que se resfriará daqui alguns séculos.

Nenhum comentário: