terça-feira, 5 de novembro de 2013

Pedra do INGÁ - Um Enigma Milenar




A Pedra do Ingá é um monumento arqueológico, identificado como "itacoatiara", constituído por um terreno rochoso que possui inscrições rupestres esculpidas em baixo-relevo, localizado no município brasileiro de Ingá no estado da Paraíba.

A origem do termo "Itacoatiara" vem do Tupi. É uma forma aportuguesada de "Ita", que quer dizer "pedra" e "kwatia", que significa "riscada" ou "pintada", isso porque os índios Cariris, quando indagados pelos colonizadores europeus sobre o que significavam os sinais inscritos na rocha, usaram esse termo para se referir aos mesmos.

A formação rochosa em gnaisse cobre uma área de cerca de 250 m². No seu conjunto principal, um paredão vertical de 50 metros de comprimento por 3 metros de altura, e nas áreas adjacentes, há inscrições cujos significados são desconhecidos. Neste conjunto estão talhadas em baixo relevo, figuras diversas, que sugerem a representação de animais, frutas, humanos e constelações como a de Órion.

O Sítio arqueológico fica a 109 Km de João Pessoa e 38 Km de Campina Grande. O acesso ao município dá-se pela BR 230, onde há uma entrada para a PB 90, na qual após percorrer 4,5 Kms, chega-se ao núcleo urbano da cidade. Atravessando a avenida principal da cidade, percorre-se mais 5 Kms, por estrada asfaltada, até se chegar ao Sítio Arqueológico da Pedra do Ingá, onde há um prédio de apoio aos visitantes, com banheiros e instalações de um museu de História Natural, com vários fósseis e utensílios líticos, que foram encontrados na região onde hoje fica a cidade.

Utensílios líticos do Museu de História Natural do Sítio Arqueológico da Pedra do Ingá
O Sítio Arqueológico está numa área outrora privada, que foi doada ao Governo Federal brasileiro e posteriormente tombada como Monumento Nacional pelo extinto Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN) a 30 de novembro de 1944.

Não se sabe como, por quem ou com que motivações foram feitas as inscrições nas pedras que compõem o conjunto rochoso. Têm sido apontadas diversas origens, e há muitos que defendem que a Pedra do Ingá tenha origem fenícia. O catedrático Pe. Inácio Rolim que viveu no século XIX, foi um dos primeiros defensores e divulgadores dessas teses, fazendo analogias entre os símbolos escritos na Pedra do Ingá e caracteres da escrita fenícia. O pesquisador austríaco Ludwig Schwennhagen, no início do século XX, percorreu várias regiões do sertão do Nordeste estudando supostos vestígios fenícios nessa região. Além de vários artigos, ele chegou a escrever o livro "História Antiga do Brasil", no qual não só associou as inscrições rupestres de Ingá aos fenícios, como também, à Escrita Demótica do Egito.

Também há uma corrente que defende que os sinais do Ingá foram obra de engenharia extraterrestre. O ufologista Cláudio Quintans sugeriu que naves alienígenas teriam pousado na região da Pedra do Ingá, o ufólogo chegou a recolher amostras do solo, onde, segundo ele, tais naves teriam pousado, mas não houve maiores conclusões acerca dessas afirmativas. Outro pesquisador, Gilvan de Brito, no livro "Viagem ao Desconhecido", afirma existir no Ingá fórmulas de produção de energia quântica e até combinações matemáticas que poderiam apontar a distância entre a Terra e a Lua.

Porém, até hoje, não foi possível afirmar de forma conclusiva quem foram os autores dos sinais e quais seriam as motivações do monumento ter sido produzido. Pesquisadores ligados ao ramo da arqueologia, como Dennis Mota e Vanderley de Brito, defendem que as inscrições teriam sido feitas por comunidades indígenas que habitavam a região, teriam sido usados cinzéis de pedra para esculpir os sinais na rocha, há cerca de 6.000 anos.

Já estiveram presentes no local arqueólogos da Universidade de Lyon, na França, que juntamente com professores e bolsistas da Universidade Federal de Pernambuco e do Departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba, tiraram um molde negativo das inscrições em 1996.

Porém, uma datação em Carbono 14, que poderia detectar a idade das inscrições, é inviável, pois o conjunto de rochas fica no leito do Rio Bacamarte, o qual, em tempos de enchentes, cobre todo o conjunto rupestre revolvendo a terra e friccionando as camadas superficiais das rochas.

Costuma-se associar as imagens das inscrições rupestres da Pedra do Ingá apenas ao paredão vertical. Porém todo o terreno rochoso possui inscrições das mais diversas formas, onde foram empregadas variadas técnicas de gravura em pedra. As diferentes partes foram denominadas de painéis pelos professores Thomas Bruno Oliveira e Vanderley de Brito para fins de pesquisa e referências acadêmicas. Sendo elas:

- Painel Vertical - É o mais conhecido e estudado do conjunto, da área de 46 metros de extensão por 3,8 de altura da rocha, 15 metros de extensão por 2,3 de altura estão quase completamente tomados por inscrições. A maioria delas está abaixo de uma linha horizontal, ligeiramente ondulada de 112 incisões capsulares. Essas inscrições são bastante caprichadas, apresentando sulcos largos (chegando até 5 cm), relativamente profundos (atingindo até 8 mm) e bem polidos.

- Painel Inferior - Está sobre o piso do lajedo em frente ao painel vertical. Cobre uma área de 2,5 m² com várias inscrições arredondadas das quais saem riscos, lembrando estrelas. Os professores acima citados e o pesquisador Dennis Mota, propõem que ali estaria representada a constelação de Órion ou as Plêiades, pois, são as constelações que podem ser vistas ao se olhar para o céu noturno estando naquela localização.

- Painel Superior - Localiza-se acima do Painel Vertical, no topo da rocha, há 3,8 metros de altura. É composto por sinais dispersos de menos profundidade e largura e também feitas com menos esmero do que os que estão logo abaixo. O inscrição que mais chama a atenção nesse painel, um grande círculo em forma de espiral, atravessado por uma inscrição em forma de seta que aponta para o poente.

Há também as chamadas Inscrições Marginais, que estão dispersas pela área do conjunto rochoso e são de aparência mais rústica se comparadas às outras inscrições. Muitas delas, são apenas raspadas na superfície da rocha.

A razão pela qual essas inscrições se diferenciam das demais por sua simplicidade é mais um dilema entre os pesquisadores. Vanderley de Brito propõe que poderiam ser sido produzidas por culturas anteriores a que produziu as inscrições principais. Dennis Mota, já tem outra explicação: a de que as inscrições marginais poderiam ter servido de esboço para as inscrições dos painéis, mais elaboradas.

3 comentários:

Anônimo disse...

segundo o texto visualizado, e frente as teorias disponiveis teologicas e evolucionistas, pode-se deduzir de forma pessoal eespecifica, que as inscrições sao indução sobrenatural junto com a inteligencia humana de grafar e nao só humana como arte/capacidade de interagir de forma filológica com o meio ambiente, este legado monolitico frente a pouca e talvez ao menos antropologica mecanização do trabalho e expressao humana na epoca, deduz a curto prazo que os ingadenses neanderthais de sua epoca foram agraciados sim com a luz/guia sobrenatural seja espiritual/deidade, seja interplanetaria/ufologica extraterrena como se defende, nao o fizeram por acaso e nem sequer foram por acaso agraciados para legá-los as futuras civilizações, tudo foi um plano de expressar a capacidade sobrenatural existente no periodo grafado da pedra frente as interepocas.

@)- shorturl.at/szBM2

Anônimo disse...
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Anônimo disse...

https://www.youtube.com/channel/UC0PvtsbsD45UMvVwIAIwR0A